O escritor brasileiro Jorge Amado publicou seu primeiro livro bastante jovem. O País do Carnaval, seu primeiro romance, foi editado quando Jorge conta 19 anos de idade.
Perseguido por seu ativismo politico, Amado foi obrigado a viver em vários países até voltar em definitivo para o Brasil. Membro do Partido Comunista Brasileiro (pelo qual se elegeu deputado), Amado teve seus livros recolhidos e queimados em praça pública durante o governo do então presidente Getúlio Vargas. Entre os países que acolheram o autor de Tieta do Agreste e Jubiabá estão Argentina, Uruguai, França e a antiga Tchecoslováquia.
Jorge Amado conheceu dezenas de jornalistas e escritores em suas andanças pelo mundo. Além de marido da famosa escritora Zélia Gattai, o baiano Jorge era amigo de Carybé, Pierre Vergé e Dorival Caymmi. Também conviveu com o cineasta Glauber Rocha, outro baiano ilustre. Conheceu Rubem Braga (com quem dividiu o mesmo teto por um curto período), Rachel de Queiróz (que o incentivou a entrar na militância política) e o chileno Pablo Neruda (que foi companheiro de viagens). Além de conhecido de Vinicíus de Morais e receber a visita do cineasta Roman Polanski, teve intensa amizade com os intelectuais franceses Simone de Beauvoir e Jean-Paul Sartre.
Jorge Amado é um dos escritores brasileiros mais traduzidos no mundo. É também um cujo obra recebeu mais adaptações. Terras do Sem-fim, Tieta do Agreste e Gabriela (a primeira), por exemplo, viraram novelas transmitidas em horário nobre.
http://genedegenio.blogspot.com/2008/05/curiosidades-sobre-jorge-amado.html
segunda-feira
Vale a pena conferir!
Domumentario sobre os 80 anos de Jorge Amado exibido pela Rede Globo, 80 anos de Jorge Amado.
Assinar:
Postagens (Atom)